quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

     O prefeito Nelson Bornier determinou nesta quinta-feira (27), ao secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, que apure “imediatamente” denúncias de que pessoas, se intitulando coordenadores do Carnaval, estariam cobrando taxa pelo uso do solo público para que camelôs comercializem suas mercadorias nos locais de eventos, no entorno da passarela do samba, na Via Light, e nos 17 bairros da cidade de Nova Iguaçu onde também estão sendo montados coretos para os foliões.
    Bornier voltou a advertir que ninguém está autorizado a fazer qualquer tipo de cobrança. Segundo ele, os vendedores ambulantes poderão trabalhar livremente, desde que respeitem as normas preestabelecidas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública. O prefeito já havia dito na semana passada que será “rigoroso” na fiscalização e punição contra quem ousar desrespeitar sua ordem.


Trezentos agentes e coordenadores de trânsito de Nova Iguaçu estreiam neste sábado de Carnaval os novos uniformes refletivos e bastões luminosos, de alto brilho, que vão oferecer melhor visibilidade e segurança durante as operações de rua.
         Para o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, não se trata apenas de uma simples troca de uniforme, “mas o início de um novo processo de reformulação da gestão da operação de trânsito” na cidade.
 Borborema lembrou que Nova Iguaçu vai ganhar, até meados deste ano, um moderno Centro de Controle, o (Intelligent Transit Systems), parecido com o que o que já existe no Rio. Serão 80 câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes, painéis de orientação, radares e equipamentos eletrônicos, inclusive para contagem volumétrica e do tempo de percurso do motorista.
“Já estamos em fase de licitações. Até meados do ano a população vai começar a sentir mudanças significativas no trânsito”, garantiu o secretário.
         Os novos uniformes foram apresentados ao público nesta quinta-feira (27), na sede da Secretaria, no bairro Califórnia. Os agentes de trânsito, que tem poder de multa, usarão calça azul-marinho, camisa azul clara, colete verde limão, com refletivo, e boné branco. Já os controladores de tráfego serão vistos trajando camisa polo, verde e boné azul.

 VALORIZAÇÃO DOS AGENTES
         Borborema explicou que os agentes responsáveis pela fiscalização do Transporte Coletivo, como ônibus, vans e táxi, ganharão colete diferenciado, na cor azul, já depois do Carnaval.
         Na avaliação do secretário, os novos uniformes contribuem na identificação, na segurança e na valorização dos profissionais que atuam nas ruas. Já os bastões luminosos oferecerão melhor visibilidade e segurança durante a orientação do trânsito.
         “Os agentes de trânsito são profissionais especializados e habilitados para a função de garantir segurança no leito viário da cidade. É um trabalho de excepcional importância, tanto para os condutores quanto para o pedestre”, explicou, frisando a importância da fixação de faixas refletivas no uniforme para dar mais visibilidade em situações de baixa luminosidade, diminuindo o risco de acidentes.
         “O mais importante e, que além  dos uniformes, existe também uma estrutura de inteligência e mudanças que farão o trânsito da cidade fluir de maneira satisfatória”, disse o secretário Borborema.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


  Amanhã (27), às 10hs , será realizada a primeira matinê de carnaval  para crianças com necessidades especiais , na Associação de Assistência á Criança Deficiente (AACD ),   no bairro Viga , em Nova Iguaçu. 
A festa está  garantia com o Trenzinho da Alegria e os personagens da Disney.